FOGUETE DE GARRAFA PET 2º MODELO

A elaboração deste foguete é destinada á alunos do ensino médio e ensino superior pelo grau de complexidade e pelo aprofundamento de assuntos importantes da física exigindo um maior conhecimento dos alunos. A segurança exigida para este tipo de foguete é muito maior quando comparado aos outros, pois o mesmo será lançado sob altas pressões e através de reações químicas que terão maiores riscos de acidentes aos envolvidos.
Basicamente este projétil é composto por uma base feita a partir de tubos de PVC, o corpo do foguete é de garrafa pet, as aletas podem ser de papelão. Também será fundamental uma bexiga para variar a massa do foguete. O combustível utilizado será vinagre e bicarbonato de sódio. Para lançar o foguete será preciso um pedaço de barbante.
Estando o foguete devidamente fixado na base e esta devidamente fixada no chão com os grampos (não use pedras sobre a base) e apontando numa direção livre de pessoas ou bem móveis ou imóveis, então, mantendo todos afastados 10 m do foguete, explique a todos que após a pressurização do foguete, que devem fazer juntos uma contagem regressiva de 5 a 1 e gritarem após o 1: “lançar”! Neste momento puxe suavemente o barbante. Feito isso o foguete sai violentamente da base lançando a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para trás e indo para frente num movimento parabólico, atingindo alturas maiores do que 100 metros. Há uma combinação ideal de tamanho das aletas, direção do vento, tamanho, peso, quantidade e posição das aletas, valor do peso da ponta, acabamento, pressão, etc, que permite que o foguete atinja distâncias maiores, porém a pressão é o fator mais importante e de fácil variação para que o foguete vá o mais longe possível.